Apresentação obrigatória de identidade não atrasa embarques em aeroportos
Segundo a Infraero, a determinação da Anac não gerou filas nem atrasou voos
No primeiro dia em que a apresentação do documento de identidade passa a ser obrigatória para passageiros de avião, não foi registrado aumento de filas ou outro tipo de problema nos aeroportos do país, segundo informou nesta segunda-feira (1º) a Infraero.
Procurada pela reportagem do R7, a TAM também não registrou nenhum tipo de problema com a determinação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que foi publicada no dia 8 de dezembro.
A Gol Linhas Aéreas informou que seus funcionários haviam sido treinados para cumprir a nova determinação e que todos os voos saíram normalmente, sem atrasos ou filas.
A determinação segue padrões já adotados na Europa. Chamada Identificação Positiva de Passageiros, o documento será apresentado ao funcionário da empresa aérea.
A Anac informou em nota que os passageiros que fazem check-in pela internet, nos aparelhos de autoatendimento ou pelo celular não serão mais obrigados a carimbar o cartão de embarque antes de entrar na sala de embarque.
Para evitar atrasos no embarque, a Anac recomenda que o passageiro já tenha o documento em mãos assim como o cartão de embarque. Os dois serão conferidos pelo funcionário para garantir se o passageiro que está entrando no avião é o mesmo do cartão.
Em voos domésticos os documentos aceitos são: RG, CNH, carteira de trabalho, passaporte nacional, documento expedido por categoria profissional tais como Crea no caso dos engenheiros, além de documentos parlamentares – usados por políticos. Vale também cópia autenticada ou boletim de ocorrência no caso de pessoas que foram roubadas ou tiveram seus documentos extraviados. Em viagens internacionais é necessário o passaporte.
Fonte: R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário