quinta-feira, 11 de março de 2010

INFRAERO


Ferrovia vai ligar Estrada de Ferro Vitória a Minas ao Aeroporto de Vitória

João Coser disse que pediu à Infraero que reserve uma área para a construção da ferrovia

A reunião do prefeito João Coser com o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, realizada nesta quarta-feira (10), em Brasília, foi além da discussão de prazos para as obras de ampliação e reforma do terminal Eurico Salles.

Coser aproveitou a ocasião para discutir um conjunto de intervenções em toda a área do aeroporto. Uma das ideias é aproveitar a área de 300 mil metros quadrados para desenvolver projetos comerciais, segundo informou o prefeito na manhã desta quinta-feira (11).

"Está em curso um estudo de viabilidade econômica para as áreas livres da Infraero, que somam 300 mil metros quadrados e que podem ser exploradas economicamente. Perto do local do Centro de Convenções e do terminal, pode ser instalado por exemplo um grande setor hoteleiro. Hotel ainda faz muita falta pra Vitória e há uma carência total em alguns momentos. Na parte da divisa da avenida Norte-Sul com a praia provavelmente deve ser construído um empreendimento mais comercial, um shopping ou conjunto de lojas", disse o prefeito de Vitória.

As áreas devem ser cedidas pela Infraero, disse Coser. Além da exploração comercial das áreas livres, o prefeito pediu à estatal que reserve uma área do novo aeroporto para que seja construída uma ferrovia. A intenção é melhorar o transporte de cargas entre o Terminal Intermodal da Serra e o Aeroporto de Vitória, além de diminuir o fluxo de caminhões no bairro de Fátima e Jardim Camburi.

"O projeto da ferrovia já existe e será viabilizado por Vitória junto com o município da Serra. A ferrovia vai ligar o Tims ao aeroporto passando por cima ou por baixo da BR 101 Norte. Isso ainda não definimos. Ainda não há valor para o projeto, mas eu fui solicitar a Infraero que preserve a faixa necessária para viabilizar o projeto. Essa ferrovia seria ligada a linha da Estrada de Ferro Vitória-Minas, facilitando o transporte de cargas entre o Estado e Minas Gerais", explicou.

Na imagem, a área do Aeroporto de Vitória em destaque, de vermelho. Observe que a distância entre o local e a BR 101 (Rodovia do Contorno), onde está implantado o Tims, é próxima.

Tanto a ferrovia como a exploração comercial das áreas livres da Infraero são projetos que serão desenvolvidos a longo prazo, destacou o prefeito. A reunião serviu para garantir que as áreas serão preservadas para que os projetos se tornem realidade.

Obras do aeroporto de Vitória

A reunião com o presidente da Infraero Murilo Marques Barboza deixou o prefeito animado. Ele contou que é assinada a ordem de serviço para a instalação dos dois módulos provisórios que darão mais conforto aos usuários na sala de embarque e desembarque.

"Também já começam a ser executadas duas obras simultâneas, a torre de controle e a estrutura do Corpo de Bombeiros, que já havia sido iniciada pelo consórcio que começou as obras. A segunda etapa é a conclusão do projeto executivo da estação de embarque, cuja obra será licitada mesmo a partir de 2011. O que nos indica que estamos avançando é que, agora sim, os peritos do Instituto de Pesquisa Tecnológica da USP já vão começar a levantar o que foi executado para que o Exército inicie o projeto executivo do que ainda falta ser feito e comece as obras", falou.

gazeta online

Nenhum comentário:

Postar um comentário