domingo, 28 de março de 2010

INFRAERO


Um país cresce com aeroportos

Há 36 anos organizando e incentivando a ampliação da malha aérea do país, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) atua como um personagem fundamental para o desenvolvimento de um Brasil integrado de Norte a Sul. Trata-se de um desafio enfrentado de forma contínua genuinamente nacional, agora acrescido com a realização de grandes eventos mundiais, a Copa das Confederações em 2013, a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016. As três competições vieram a se somar à demanda projetada dentro da expectativa de crescimento do país.

Além de cumprir seu papel como provedora da infraestrutura para quem usa e opera 67 aeroportos e 34 terminais de carga, a Infraero administra ainda mais de 80 unidades de auxílio à navegação aérea. Todo esse esforço consumiu, nos últimos dez anos, investimentos de R$ 5,3 bilhões, aplicados na construção e modernização de aeroportos – elemento fundamental num país de dimensões continentais como o Brasil e na geração de possibilidades de crescimento econômico, por exemplo, com o turismo. No ano passado, a empresa entregou aos usuários de Cruzeiro do Sul, no Acre e Boa Vista, em Roraima, os terminais aeroportuários remodelados, valorizando o potencial turístico dos dois estados.

Com o planejamento até 2014 sendo cumprido, parte das obras já está em execução, inclusive as que se referem aos dois terminais do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão Tom Jobim. Orçadas em R$ 648,45 milhões, incluem a modernização do Terminal 1 e a conclusão do Terminal 2, com um acréscimo total de 63 mil metros quadrados para utilização diária. A lista do que já foi feito pela Infraero é grande, significativa, e pode ser percebida pelos passageiros: o embarque internacional do setor C está novo, os painéis informativos dos voos foram reformados, os 44 banheiros também passaram por modernização, pisos foram polidos ou substituídos, forros foram trocados, colunas receberam revestimento novo com proteção, e a sinalização externa foi padronizada, saindo a separação por cores (verde, azul, vermelho).

O trabalho prossegue dentro da previsão, com as obras atuais voltadas para recuperação das fachadas – término até o fim do semestre – estrutural, das calçadas externas, de revestimentos e pinturas, de troca de forros e luminárias e do setor de embarque internacional B, esta com término previsto para este mês. Todos os 60 elevadores dos dois terminais estão sendo substituídos e estarão operando até agosto do ano que vem. A prioridade da Infraero é efetuar a substituição primeiro dos elevadores que atendem o público em geral. Seis, por sinal, estão em operação desde janeiro. Dentro da mesma preocupação com o bem-estar dos usuários, será feita a troca das escadas rolantes.

A qualidade do que é executado foi comprovada durante a alta temporada. Previsões pessimistas caíram, soterradas por uma taxa de pontualidade de 84% em pousos e decolagens durante as festas de fim de ano. Foi o terceiro ano consecutivo de calmar e ordenamento nos aeroportos graças ao trabalho contínuo e preocupado com o desenvolvimento integrado do país por conta da Infraero. Se depender desse esforço, o país já terá uma medalha garantida no pódio da infraestrutura.

O investimento da Infraero no aeroporto do Galeão é de R$ 648 milhões.

Editorial - Jornal do Brasil

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