sexta-feira, 16 de abril de 2010

Noticias Brasil

Afonso Pena ganhará ILS-3, afirma Infraero

Aeroporto será o primeiro do país a receber o instrumento, que permite o pouso de aeronaves mesmo com pouca ou nenhuma visibilidade

O Ministério da Defesa e a Infraero se comprometeram a instalar, até o fim de 2011, um aparelho que pode acabar com os atrasos e cancelamentos de voos provocados por nevoeiros no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Antiga reivindicação de empresários e entidades do estado, o sistema de pouso por instrumentos ILS-3 – mais avançado que o existente hoje no terminal (ILS-2) – permite que os aviões se aproximem da pista de pouso com pouca ou nenhuma visibilidade, dependendo da especificação do aparelho.

Em reunião com o governador Orlando Pessuti na quarta-feira, o ministro Nelson Jobim afirmou que o terminal paranaense será o primeiro do país a receber o ILS-3, com prioridade sobre os outros dois que devem ser contemplados com o sistema, o de Guarulhos (SP) e o do Galeão (RJ). A instalação do sistema no Afonso Pena já foi aventada em várias ocasiões, mas o governo federal nunca havia se comprometido a executá-la. Pessuti disse ontem que a compra do ILS-3 será feita com recursos da Infraero e que não vê possibilidade de o compromisso ser desfeito. “Isso já está definido, não é preciso apresentar algum projeto ou algo diferente.”

Apesar desse otimismo, o custo do sistema não foi divulgado, e a Infraero ainda não iniciou a licitação para comprar o aparelho. Além disso, a instalação do ILS-3 pode não significar melhora imediata para as condições de pouso no Afonso Pena, adverte João Carlos Mattioda, professor da Faculdade de Ciências Aeronáuticas da Universidade Tuiuti do Paraná. “Teoricamente, o sistema acabaria com os cancelamentos de voo por falta de visibilidade, e a maioria das aeronaves que voam no país já conta com equipamentos compatíveis com ele. O problema é que os tripulantes [pilotos e co-pilotos] têm de estar capacitados para operar esse sistema, e não creio que as companhias aéreas vão investir em treinamento em massa para isso. O risco é o ILS-3 ficar subutilizado.”

* Saiba mais
* Aeroporto Afonso Pena deve passar por melhorias. Veja o que já está previsto nos PAC 1 e 2

Terceira pista

Durante o encontro em Brasília, também ficou definido que uma equipe da Infraero estará em São José na próxima semana para determinar a “poligonal” da chamada “terceira pista” do Afonso Pena, ou seja, o espaço necessário para o empreendimento. “Depois disso, nossa tarefa será começar o trabalho de desapropriação dessas áreas”, disse Pessuti. Segundo ele, o projeto da nova pista – que provavelmente terá 3,4 mil metros de extensão, 1,2 mil a mais que a pista principal usada hoje – ficará pronto em 2011, o que permitirá o começo dos trabalhos. A prefeitura de São José informou recentemente que 200 lotes teriam de ser desapropriados, a um custo estimado de R$ 75 milhões.

Promessas

O governo federal também prometeu que, até o fim de 2011, vai executar a construção de novos “fingers” (passarelas que ligam o terminal de passageiros às aeronaves), melhorias no pátio de aeronaves e no terminal de passageiros do Afonso Pena. Cerca de R$ 72 milhões serão destinados a essas obras, segundo o empresário Valmor Weiss, que coordena o Grupo de Trabalho Pró-Afonso Pena e participou da reunião de quarta-feira. Assim como a terceira pista, que tem custo estimado de R$ 320 milhões, alguns desses projetos fazem parte da segunda versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), anunciada no mês passado.

Essas e outras obras, no entanto, foram anunciadas diversas vezes nos últimos anos, até mesmo em três “PACs” diferentes – e a Infraero nem sequer conseguiu concluir as licitações para elas. Ampliações do pátio de aeronaves e do terminal de cargas, por exemplo, fazem parte do primeiro PAC, de 2007, e deveriam receber investimentos de R$ 29,1 milhões até o fim deste ano, mas não saíram do estágio embrionário de “ação preparatória”. A Gazeta do Povo enviou ao Ministério da Defesa questões sobre custos e prazos dos projetos anunciados, mas não recebeu resposta até o fechamento desta edição.

Fonte: Fernando Jasper e André Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário