sábado, 3 de abril de 2010

Noticias Brasil


Esquadrão Arara chega aos 40 anos de história com travessia dos Andes

Na semana em que completa 40 anos, o Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1º/9º GAV), Esquadrão Arara, adicionou mais uma operação de peso ao seu extenso rol de missões: apoiou a Esquadrilha da Fumaça no Deslocamento para a Feira Internacional de Aeronáutica e Espaço (FIDAE 2010), em Santiago do Chile.

Os militares, já acostumados a enfrentar as condições de voo da Amazônia, tiveram pela frente o desafio da Cordilheira dos Andes. Uma missão muito diferente do dia-a-dia do Esquadrão, sediado em Manaus. “Durante essa missão nós pudemos demonstrar toda a operacionalidade do Esquadrão, afirma o Major-Aviador Juraci Muniz de Santana, comandante do C-105.

Para cumprir a missão, o esquadrão fez o dever de casa. Treinou o trajeto no simulador de voo do C-105, em Manaus. “Desde que soubemos sobre a missão passamos a utilizar o Simulador da aeronave para treinar as condições de voo no trajeto”, diz o Tenente-Aviador Bruno Américo Pereira.

O esquadrão Arara, que já foi equipado com o mítico C-115 Bufalo, utiliza atualmente o C-105 Amazonas em suas missões. No regresso a Manaus os militares trazem na bagagem a experiência do voo com a esquadrilha da Fumaça sobre a bela e inóspita região Andina. “É incrível poder voar lado a lado com a Fumaça em plena Cordilheira dos Andes. A paisagem é maravilhosa”, diz o Tenente-Aviador Daniel Barbosa Amâncio, piloto do Arara.

FONTE: FAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário