Novo aeroporto de Florianópolis deve ficar pronto em março de 2014
Obras estão previstas para começar em maio de 2011
Florianópolis terá um novo aeroporto internacional em março de 2014, meses antes do início da Copa no Brasil. O prazo foi anunciado nesta quinta-feira durante a assinatura de um acordo de cooperação entre governo do Estado, prefeitura de Florianópolis e Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O investimento soma R$ 436 milhões.
Um novo Hercílio Luz será construído no lado oposto onde está o atual aeroporto, no Sul da Ilha. As obras de infraestrutura aeroportuária serão custeadas pela Infraero, estatal que administra 67 aeroportos no país. Tudo será novo: terminal de passageiros, pátio de estacionamento de aeronaves, pista de taxiamento, prédio para secção contra-incêndio, estacionamento para carros e demais edificações complementares ao terminal.
Caberá ao governo do Estado a ampliação das vias de acesso, entre a Via Expressa Sul e o sistema viário interno do novo terminal, além de ampliação de infraestrutura básica como água, saneamento, energia elétrica e telecomunicações. O governador Leonel Pavan explica que serão negociados terrenos com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Celesc e o governo.
A prefeitura contribuirá com a cessão de terrenos já desapropriados para a ampliação da via de acesso, desapropriação de áreas que faltam e revisão do plano diretor do aeroporto. O prefeito Dário Berger afirmou que, em seis anos, a prefeitura realizou 70% das desapropriações necessárias e alterou o traçado original da via de acesso por sugestão do Ibama.
Projeto
O projeto de engenharia começou a ser feito em 4 de janeiro de 2010 e deve ser concluído em agosto. Depois será elaborada a licitação, que dura entre seis a oito meses, para então dar-se início às obras, previstas para maio de 2011. Calcula-se a conclusão para março de 2014. Uma vez terminado o novo aeroporto, a estrutura atual do Hercílio Luz será utilizada para aviação executiva.
Em 2009, passaram pelo aeroporto 2,1 milhões de passageiros, 1 milhão a mais do que a capacidade. O novo terminal, que deve suportar 2,7 milhões de pessoas por ano, poderá ser ampliado assim que a obra terminar, como explica o presidente da Infraero, Murilo Marques Barbosa.
— Do jeito que está, o projeto atende a demanda prevista para 2020. Mas pode ser ampliado de acordo com a necessidade — afirma Barbosa, que vê o fluxo de passageiros crescer 3% ao ano nos aeroportos brasileiros e acredita que será preciso dobrar a estrutura aeroportuária em oito anos.
Barbosa acrescentou que há planos de se fazer um novo terminal de cargas para o Hercílio Luz, mas que ainda não há projeto.
Novo terminal
O desenho do novo terminal, que terá o formato de uma asa de avião, foi elaborado pelo arquiteto paulista Mário Bizelli, que venceu um concurso público em 2004. De lá para cá, é grande a esperança de que o projeto saia do papel. Tanto o prefeito quanto o governador se comprometeram em colaborar para entregar a obra "o mais rápido possível".
O presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, Alaor Tissot, diz que se "arrepia" quando falam em obras perto de eleições. Ele lembra que desde 1982 briga por um aeroporto adequado à Capital de um Estado com forte potencial turístico e industrial.
Desde 2002, quando começaram as discussões sobre um novo aeroporto, Tissot contou quatro ampliações no terminal atual. Mesmo assim, diz acreditar que o projeto vá finalmente sair.
As datas para entrega da ampliação do Hercílio Luz mudaram sucessivas vezes. Até 2008, projetava-se a conclusão para 2010, até que em novembro daquele ano, a data foi adiada pela Infraero para 2012. Há pelo menos sete anos, o aeroporto opera acima da capacidade nos horários de pico.
Evolução
Movimentação anual de passageiros do Hercílio Luz
Capacidade atual: 1,1 milhão
2003: 1,28
2004: 1,38
2005: 1,55
2006: 1,63
2007: 1,95
2008: 2,08
2009: 2,1
Terminal atual
Área Construída: 9.540 m2
Pontes de embarque: zero
Capacidade do terminal: 1,1 milhão
Capacidade do pátio: 5 aeronaves
Pátio principal: 20.187 m2
Estacionamento: 500 vagas
Pista de taxiamento: 2
Esteiras de bagagem: 2
Pontos comerciais: 41
Elevadores: 1
Escadas rolantes: 2
Terminal ampliado
Área Construída: 35.817 m2
Pontes de embarque: 5
Capacidade do terminal: 2,7 milhões
Capacidade do pátio: 12 aeronaves
Pátio principal: 141.698 m2
Estacionamento: 1.800 vagas
Pista de taxiamento: 5
Esteiras de bagagem: 3
Pontos comerciais: 64
Elevadores: 13
Escadas rolantes: 8
Atribuições e valores
Estado: R$ 107 milhões — projeto e execução da ampliação do acesso viário, aquisição de área da UFSC, manutenção e segurança da área externa ao aeroporto
Prefeitura: R$ 13 milhões — transferência de imóveis já desapropriados para governo do Estado
Infraero: R$ 316,4 milhões — construção do novo terminal de passageiros, pátio de estacionamento de aeronaves, pistas de taxiamento, novo prédio da seção contra-incêndio, novo estacionamento e demais edificações e infraestruturas necessárias
Fonte: Alícia Alão (Diário Catarinense)
Obras estão previstas para começar em maio de 2011
Florianópolis terá um novo aeroporto internacional em março de 2014, meses antes do início da Copa no Brasil. O prazo foi anunciado nesta quinta-feira durante a assinatura de um acordo de cooperação entre governo do Estado, prefeitura de Florianópolis e Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O investimento soma R$ 436 milhões.
Um novo Hercílio Luz será construído no lado oposto onde está o atual aeroporto, no Sul da Ilha. As obras de infraestrutura aeroportuária serão custeadas pela Infraero, estatal que administra 67 aeroportos no país. Tudo será novo: terminal de passageiros, pátio de estacionamento de aeronaves, pista de taxiamento, prédio para secção contra-incêndio, estacionamento para carros e demais edificações complementares ao terminal.
Caberá ao governo do Estado a ampliação das vias de acesso, entre a Via Expressa Sul e o sistema viário interno do novo terminal, além de ampliação de infraestrutura básica como água, saneamento, energia elétrica e telecomunicações. O governador Leonel Pavan explica que serão negociados terrenos com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Celesc e o governo.
A prefeitura contribuirá com a cessão de terrenos já desapropriados para a ampliação da via de acesso, desapropriação de áreas que faltam e revisão do plano diretor do aeroporto. O prefeito Dário Berger afirmou que, em seis anos, a prefeitura realizou 70% das desapropriações necessárias e alterou o traçado original da via de acesso por sugestão do Ibama.
Projeto
O projeto de engenharia começou a ser feito em 4 de janeiro de 2010 e deve ser concluído em agosto. Depois será elaborada a licitação, que dura entre seis a oito meses, para então dar-se início às obras, previstas para maio de 2011. Calcula-se a conclusão para março de 2014. Uma vez terminado o novo aeroporto, a estrutura atual do Hercílio Luz será utilizada para aviação executiva.
Em 2009, passaram pelo aeroporto 2,1 milhões de passageiros, 1 milhão a mais do que a capacidade. O novo terminal, que deve suportar 2,7 milhões de pessoas por ano, poderá ser ampliado assim que a obra terminar, como explica o presidente da Infraero, Murilo Marques Barbosa.
— Do jeito que está, o projeto atende a demanda prevista para 2020. Mas pode ser ampliado de acordo com a necessidade — afirma Barbosa, que vê o fluxo de passageiros crescer 3% ao ano nos aeroportos brasileiros e acredita que será preciso dobrar a estrutura aeroportuária em oito anos.
Barbosa acrescentou que há planos de se fazer um novo terminal de cargas para o Hercílio Luz, mas que ainda não há projeto.
Novo terminal
O desenho do novo terminal, que terá o formato de uma asa de avião, foi elaborado pelo arquiteto paulista Mário Bizelli, que venceu um concurso público em 2004. De lá para cá, é grande a esperança de que o projeto saia do papel. Tanto o prefeito quanto o governador se comprometeram em colaborar para entregar a obra "o mais rápido possível".
O presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, Alaor Tissot, diz que se "arrepia" quando falam em obras perto de eleições. Ele lembra que desde 1982 briga por um aeroporto adequado à Capital de um Estado com forte potencial turístico e industrial.
Desde 2002, quando começaram as discussões sobre um novo aeroporto, Tissot contou quatro ampliações no terminal atual. Mesmo assim, diz acreditar que o projeto vá finalmente sair.
As datas para entrega da ampliação do Hercílio Luz mudaram sucessivas vezes. Até 2008, projetava-se a conclusão para 2010, até que em novembro daquele ano, a data foi adiada pela Infraero para 2012. Há pelo menos sete anos, o aeroporto opera acima da capacidade nos horários de pico.
Evolução
Movimentação anual de passageiros do Hercílio Luz
Capacidade atual: 1,1 milhão
2003: 1,28
2004: 1,38
2005: 1,55
2006: 1,63
2007: 1,95
2008: 2,08
2009: 2,1
Terminal atual
Área Construída: 9.540 m2
Pontes de embarque: zero
Capacidade do terminal: 1,1 milhão
Capacidade do pátio: 5 aeronaves
Pátio principal: 20.187 m2
Estacionamento: 500 vagas
Pista de taxiamento: 2
Esteiras de bagagem: 2
Pontos comerciais: 41
Elevadores: 1
Escadas rolantes: 2
Terminal ampliado
Área Construída: 35.817 m2
Pontes de embarque: 5
Capacidade do terminal: 2,7 milhões
Capacidade do pátio: 12 aeronaves
Pátio principal: 141.698 m2
Estacionamento: 1.800 vagas
Pista de taxiamento: 5
Esteiras de bagagem: 3
Pontos comerciais: 64
Elevadores: 13
Escadas rolantes: 8
Atribuições e valores
Estado: R$ 107 milhões — projeto e execução da ampliação do acesso viário, aquisição de área da UFSC, manutenção e segurança da área externa ao aeroporto
Prefeitura: R$ 13 milhões — transferência de imóveis já desapropriados para governo do Estado
Infraero: R$ 316,4 milhões — construção do novo terminal de passageiros, pátio de estacionamento de aeronaves, pistas de taxiamento, novo prédio da seção contra-incêndio, novo estacionamento e demais edificações e infraestruturas necessárias
Fonte: Alícia Alão (Diário Catarinense)
Nenhum comentário:
Postar um comentário