quarta-feira, 17 de novembro de 2010

AEROPORTO

Aeroporto é o maior problema?

Pensar em viajar no Brasil tem sido sinônimo de constante preocupação. Férias hoje em dia é sinônimo de desespero, pelo menos no que diz respeito a mobilidade urbana, hospedagem e segurança.

O que não falta nesse país são lugares maravilhosos para desfrutar de momentos inesquecíveis, mas, nem tudo são flores...

Quando falamos em turismo, férias, passeios e etc não podemos esquecer que dependemos de toda uma infraestrutura para que não nos estressemos e nosso prazer converta-se em ódio.

Se a viagem for de carro, cuidados preventivos com o veículo são fundamentais para não ficarmos na mão ou não sofrermos com problemas mecânicos no caminho. Por outro lado, dependendo para onde se vai, as estradas podem representar um grande risco para o passeio, isso sem falar na imprudência cultural de alguns muitos motoristas. Como diziam os antigos: "Um olho no padre e o outro na missa". Prevenir é sempre o melhor remédio.

Há alguns anos atrás era possível viajar de trem para alguns lugares no Brasil. Segundo aqueles que já desfrutaram desse transporte, a viagem era agradabilíssima. Contudo, pela ineficiência de planejamento estratégico do crescimento de um país continental, passamos a sofrer com a má qualidade nos serviços prestados de transporte público e de massa.

A conclusão que chegamos é que pela falta de melhores condições das estradas, pela falta de transporte ferroviário e hidroviário, os aeroportos encontram-se, no Brasil especificamente, abarrotados. Com isso, todos os olhos estão voltados para a "ineficiência" da infraestrutura aeroportuária nesse país.

Ocorre que em decorrência do modelo único adotado no Brasil de transporte de massa para longas distâncias – aeroportos, o crescimento do poder aquisitivo da população brasileira aliado ao incremento da concorrência de companhias e consequente baixa nos preços das tarifas aéreas, o Brasil de hoje vive nos ares.

Descartado os "criados" problemas nas estradas e nos aeroportos é possível que esbarremos em outro recente dissabor. É que dependendo da data de sua viagem é bem provável que não haja hotel para sua hospedagem. Isso porque o Brasil está na mira do mundo e nesse sentido se alguma grande empresa multinacional, Congresso e tantos outros fóruns resolver alugar o hotel inteiro, isso será feito. Aliás, eles têm realizado eventos dessa grandeza e com grande frequência.

Mas, mesmo com um excelente planejamento de viagem, não ocorrendo percalços no traslado e na hospedagem é possível que você não se sinta seguro para determinada cidade escolhida, tamanha é a falta da presença do poder público – das polícias e guardas, nos grandes centros urbanos do Brasil.

O Brasil é um dos países em desenvolvimento mais atrasados no que se refere a utilização dos diversos modais de transporte de massa e o pior no ranking de captação de turistas possuindo uma das mais belas paisagens naturais do mundo. Falta praticamente tudo!

Portanto caro leitor, essas linhas não têm a pretensão de desestimulá-lo a viajar Brasil afora, mas contribuir de certa forma para a reflexão de que o "recente grande" problema do nosso país, quer seja aeroporto, de fato não decorre em si como o problema, mas da falta de planejamento há pelo menos 50 anos. Se o presidente Juscelino Kubitschek ousasse ao invés de construir Brasília ligar o Brasil com os diversos modais de transporte em massa, estaríamos hoje numa situação confortável em se tratando de infraestrutura, a exemplo de diversos países.

Acredito que o Brasil precisa continuar voando, isto é, nos ares, mas com os pés no chão para não se investir em demasia em aeroportos e daqui há 50 anos termos grandes elefantes brancos desperdiçando dinheiro público ou privado, além de atestarmos de uma vez por todas que o Brasil não possui competência para planejar. Precisamos investir em modais como trens, veículos leves sobre trilhos, em melhores estradas, em mais portos para passageiros, em aeroportos modernos e mais tecnológicos, em metrô, em segurança pública e principalmente convidar e fomentar o setor privado para participar do planejamento de crescimento das cidades.

O fato é que se houvessem todos os outros modais de transporte de massa no Brasil, estradas bem sinalizadas e em perfeitas condições, hotéis para atender a demanda e segurança nas cidades para gozarmos nossas viagens, nossos aeroportos seriam uma delícia e não um tormento. Tratando-se de estatísticas, "habitar" nos aeroportos administrados pela maior estatal operadora de aeroportos do mundo - INFRAERO é mais seguro que qualquer ponto da cidade mais segura do país.


Alex Fabiano
Diretor de Pesquisas
Associação Nacional dos Empregados da INFRAERO – ANEI

Nenhum comentário:

Postar um comentário