segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O Estábulo

Escrito por Edilberto José Gassner, O Estábulo conta a história emocionante de uma colônia e seus moradores que tiveram suas vidas transformadas pela construção de uma Base Aérea, onde hoje é o Aeroporto Internacional Afonso Pena.





O Estábulo

Por Edilberto José Gassner



- Mas você não acha um exagero, um barracão com esta finalidade ser construído em alvenaria, se nossa própria casa é em madeira, e me diga uma coisa, onde você viu uma estrebaria em alvenaria, você conhece alguém que tenha isto?
- Não mulher, não conheço mas entenda, nosso ganha pão são as vacas, que é claro produzem o leite para o queijo; depois se fizermos em alvenaria, teremos um prédio com uma vida útil muito prolongada. Certamente nossos bisnetos ainda desfrutarão desta benfeitoria, diga-se uma ótima feitoria, pois se conservado, o prédio vai durar muito tempo. Certamente suas vigas verão o ano dois mil chegar; coisa que nós não veremos; depois disto a Deus pertence. Você sabe do meu sonho, coisa que venho falando há muito tempo; do meu desejo desta construção, e agora resolvi, já esperei demais vou dar inicio.

- Nossa casa é nova e bem organizada, com todos os cômodos em perfeita harmonia com a nossa necessidade; agora é hora de iniciar a construção. - Já pensei em como será a disposição do estábulo, bem como suas divisões. Coloquei no papel um croqui que poderão seguir para a execução. Quero uma obra de primeira.

- Já conversei com os pedreiros e carpinteiros, farão a lista dos materiais necessários. No máximo até semana que vem já poderemos ver em quanto será nossa despesa, com mão de obra e materiais.

- Chegaram as vigas, todas com comprimento total de dez metros, dez polegadas de largura por cinco polegadas de espessura; elas permitirão que não tenha nenhum pilar dentro do prédio, ainda haja espaço para fazer um depósito interno na parte de cima. Por isto quero um vão livre de dez metros na largura e quinze metros de comprimento, com uma sala contigua para depositar ração, farelo e a trituradora de cana e todo o alimento necessário para os animais. Haverá ainda um pequeno escritório dentro deste espaço, para as anotações e controles necessários.

A equipe, na data marcada, inicia as obras de fundação. As valetas para o alicerce já dão o formato do prédio. Chega o domingo. O queijeiro satisfeito, de mãos dadas com sua esposa, fazendo planos para o futuro. A obra localiza-se a uns trinta metros da residência. Os dois se orgulham do projeto, um tanto ousado, mas afinal é um investimento que será muito bem compensado. Os dois imaginam como será a obra após o termino e continuam fazendo mil planos. O local já fora anteriormente escolhido, nos fundos da residência, um local mais elevado com relação á casa, de onde depois de pronto, teriam uma ótima visão.

Para ler o texto completo, clique AQUI.